“Seja você a mudança que quer ver no mundo”, assim nos disse Mahatma Gandhi.
Novos tempos e mudanças continuam!
Nós, seres humanos, nunca sonhamos que iríamos passar pelo que estamos vivendo desde o começo de 2020.
Eu, pessoalmente, me vejo em um caminho de transformação irremediável e sem volta.
Todos nós sabemos que estamos a todo momento em um estado de constante mudança, mas, muitas vezes, na correria da vida pouco estamos atentos e conscientes desta verdade inevitável.
Transformações importantes têm ocorrido por todos os lados.
Ciclos se fecharam e novas possibilidades estão surgindo. Estamos todos construindo algo novo e que será muito diferente do que o que nos trouxe até aqui.
Mas como devemos nos colocar diante de tanta novidade?
A meu ver, em minha experiência pessoal, devemos estar atentos às oportunidades. Afinal, em tempos de crise, são elas que nos levam para lugares melhores dentro e fora de nós mesmos!
Um primeiro passo em direção ao novo pode ser mergulhar em nosso interior. Temos várias ferramentas que podem nos ajudar nesse sentido, como a psicoterapia, a meditação, as terapias sonoras, a arteterapia, as práticas de yoga, o tai chi chuan, dentre outras.
Depois, com mais consciência, podemos ir para o mundo, levando o que ficou conhecido através das experiências vividas e que gostaríamos de compartilhar com os outros.
Temos que ser o espelho da mudança que estamos propondo ao mundo.
Se queremos um mundo diferente temos que começar por nós mesmos. Ao nos conhecermos melhor, é possível estarmos na vida atentos aos chamados que ela nos traz.
A vida é exatamente o que vemos, sentimos, falamos e como agimos. Se estamos atentos a tudo isso, estamos prontos para fazer as mudanças necessárias.
Então, o que vem de dentro, da nossa essência, poderá se materializar no que necessitamos e desejamos, de forma consciente.
Mahatma Gandhi, líder indiano, nos presenteia com algumas palavras em um texto que pode nos inspirar nessa empreitada:
“Mergulho em você mesmo”
“Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos levam a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional vem com toda a força transformadora. O amor é a força mais sutil do mundo. O mundo está farto de ódio. E é este ódio irracional e distante da força criadora que destrói, corrompe e ensurdece a humanidade.
Pare! Recomece! Reprograme-se… O silêncio pode ser o ponto-chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.
Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê a chance à sua paz e à paz do mundo.
Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é…
Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo, a partir de você. Seja a mudança que você deseja para o mundo.”
(Mahatma Gandhi)
Namastê!
Adorei!!