Por sabermos que muita gente tem apresentado quadros depressivos e de ansiedade, com aumento significativo nesses dois últimos anos, resolvemos oferecer duas práticas poderosas conjuntamente, o hatha yoga e as taças tibetanas, como um meio de ajudar na prevenção e alívio dos sintomas recorrentes dessas doenças. Duas práticas de autoconhecimento que buscam melhorar a vida dos praticantes.
O Brasil é o país com mais transtorno de ansiedade no mundo, com 9,3% da população com sintomas ansiosos, e o segundo maior das Américas com sintomas depressivos, sendo que tal transtorno atinge 5,8% da população.
É sabido que tanto na depressão, como nos transtornos de ansiedade as mulheres são mais afetadas que os homens.
Depressão e Transtorno de Ansiedade
É muito comum a associação entre os transtornos de ansiedade e depressão.
Muitas pessoas possuem tanto sintomas ansiosos quanto depressivos que podem não estabelecer todos os critérios para nenhum transtorno específico (nem de ansiedade nem de depressão).
Tanto a depressão como o transtorno de ansiedade são resultados de uma complexa interação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos, ambientais e sociais.
O que é depressão?
Depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, na capacidade do indivíduo trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida.
A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 300 milhões de pessoas, no mundo todo, sofrem de depressão. Na América Latina, o Brasil é o país com mais casos.
O que é transtorno de ansiedade?
Há um conjunto de diferentes transtornos ansiosos, desde transtorno de ansiedade generalizada (TAG), com preocupação intensa, excessiva, persistente e medo de situações cotidianas, e outros como fobias, crise de pânico etc. Junto deles podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.
Ter alguma ansiedade é normal, mas pode ser um indicador de um transtorno quando os sentimentos se tornam excessivos, recorrentes, repetitivos e interferirem na vida cotidiana.
Transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo.
Existem vários tratamentos medicamentosos e psicológicos eficazes para os sintomas depressivos e ansiosos.
Além da medicação, pode-se recorrer a várias modalidades psicoterápicas, que devem ser escolhidas de acordo com o paciente.
Outras práticas terapêuticas são bem-vindas como: hatha yoga,
técnicas de relaxamento, terapia sonora com tigelas tibetanas, acupuntura, meditação, atividade física e outras terapias complementares que podem ajudar no tratamento.
Embora existam esses vários tratamentos que são bastante eficazes para os quadros depressivos e ansiosos, a prevenção ainda é a melhor opção para evitar tais transtornos.
Duas práticas poderosas que se potencializam entre si numa só experiência única: Hatha Yoga e Taças Tibetanas
É observado que o hatha yoga e as taças tibetanas são práticas de autoconhecimento muito atraentes de prevenir e gerenciar melhor os sintomas depressivos e ansiosos. Elas ajudam o praticante a ter a mente estável, consciente e tranquila.
“Ao praticar Yoga devemos permanecer despertos e sensíveis a todos os eventos e acontecimentos que ocorrem dentro e fora de nós.” (Prof.R.S.Bhogal, Yoga & saúde Mental)
Hatha Yoga se caracteriza como uma prática integrativa que combina posições corporais (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), meditação e relaxamento, trazendo benefícios para os sistemas musculoesquelético, endócrino, respiratório e estimulando as funções cognitivas.
O hatha yoga melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, alivia a ansiedade.
Há evidências científicas crescentes de que o yoga é uma abordagem de baixo risco e alto rendimento para melhorar a saúde tanto física como mental.
“A sonoridade das taças toca o nosso íntimo, faz vibrar a alma. O som solta tensões, mobiliza as forças de autocura e liberta energias criativas.” (Peter Hess, Singing Bowls for health and inner harmony))
As taças tibetanas através dos seus sons harmoniosos e das vibrações suaves originadas dele, rapidamente proporcionam um agradável relaxamento, reequilibrando e harmonizando o corpo físico, mental e emocional.
As taças tibetanas em conjunto com o hatha yoga, propiciará um relaxamento mais prolongado dos músculos facilitando os processos respiratórios e o alongamento e fortalecimento da musculatura na prática dos ásanas. Facilitará a do foco e a atenção, facilitando a aquisição de mais consciência corporal. Assim, melhorando a percepção e integração entre corpo e mente.
Ao final da prática no momento meditativo observamos mais profundamente a potência da integração do hatha yoga e as taças tibetanas.
Rapidamente se estabelece a imobilidade e a estabilidade do corpo, o silêncio interior, relaxamento do corpo e da mente, tranquilidade na respiração e alegria e paz na alma.
As práticas do hatha yoga juntamente com as taças tibetanas favorecem:
– Diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos
– Mais equilíbrio e harmonia entre mente, corpo e alma
– Melhora da qualidade do sono
– Aumento da concentração e foco
– Melhora da capacidade de raciocínio e memória
– Sentir-se mais leve, mais calmo
– Respirar melhor
– Melhora na qualidade de vida
Em resumo, além de participar dessa prática com regularidade é fundamental que se mantenha hábitos de vida saudáveis, como outras práticas regulares de atividades físicas, alimentação equilibrada e sono restaurador que também ajudarão aliviar os sintomas depressivos e ansiosos, assim permitindo uma vida que vale a pena em ser vivida.