Massagem de Som Método Peter Hess®, com taças tibetanas – Por: Sylvia Sóglia
“A sonoridade das taças toca o nosso íntimo, faz vibrar a alma. O som solta tensões, mobiliza as forças de auto cura e liberta energias criativas.” (Peter Hess)
Desde que conheci as tigelas tibetanas como instrumento terapêutico a alguns anos atrás, venho me dedicando a pesquisar e estudar sua prática e efeitos sobre nosso corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual.
Há 3 anos conheci a “Massagem de Som Método Peter Hess®” que muito me interessou pela forma com que ele sistematizou sua prática.
Após ter eu mesma passado pela experiência de receber essa massagem, decidi me formar nesse método para poder aplicá-lo .
Quando ouvimos falar em massagem, logo vem a nossa mente, nosso corpo despido e sendo massageado pelas mãos. Mas no caso da massagem de som, as taças são colocadas sobre o nosso corpo vestido e quando percutidas sentimos suas vibrações que em ondas concêntricas se espalham por nosso corpo (https://espacosudharma.com.br/blog/tigelas-tibetanas-singing-bowls-quais-os-seus-misterios/)
Peter Hess nasceu na Alemanha. É engenheiro físico e pedagogo. (http://www.peter-hess-institut.de/)
Desde 1984 tem investigado a ação das taças nome dado por ele para as tigelas tibetanas, como método de relaxamento e tratamento.
Nessa época, ele cria seu próprio método – Massagem de Som, depois de observar e estudar mais profundamente as taças e seus efeitos.
Diferentemente, das tigelas tradicionais confeccionadas com sete metais (https://espacosudharma.com.br/blog/tigelas-tibetanas-singing-bowls-quais-os-seus-misterios/), a produção das taças Peter Hess, chamadas de taças terapêuticas, são forjadas de forma tradicional, mas com doze metais. Suas substâncias principais são cobre e estanho, também chumbo, ferro, mercúrio, zinco, ouro, prata, bismuto, pirita e ferro dos meteoritos do Himalaia. Para finalizar, também é sempre colocado um pouco de material de uma taça antiga, pois a crença é que a vibração original está contida na memória das partículas dessa taça.
Estudos feitos têm mostrado a eficácia do uso dessas taças, estudadas cuidadosamente em suas composições, por garantirem uma excelente qualidade de som (abundância de harmônicos) e vibração. Esses elementos são fundamentais para se alcançar um relaxamento benéfico, profundo e regenerador.
Pode-se realizar a massagem sonora com três tipos de taças, em suas diferentes frequências: universal ou das articulações (106-935 Hz) da bacia(207-1180 Hz) e do coração (104-2800 Hz). Diferentes baquetas possibilitam uma modelação diferenciada do som.
Alguns aspectos são essenciais a serem considerados na massagem de som Peter Hess:
- Técnica, definida por uma sequência no uso das taças e das diferentes baquetas durante a massagem e suas variações
- Material de som – taças fabricadas de acordo com padrão de qualidade estabelecido por Peter Hess
- Transferência de princípios e estudos na formação dada pelo Instituto Peter Hess(PHI) /Academia Peter Hess (PHA)
Os praticantes do método devem seguir alguns princípios e atitudes básicas, recomendadas pela PHA:
- Atenção – “A energia do som segue a atenção e a intenção”.
- Estima – O praticante deve estar em uma postura apreciativa e afetuosa. Esta constitui a base de toda e qualquer colaboração e encontro terapêutico.
- Holismo – Método dirigido ao corpo, a mente e a alma.
- Princípio “menos é mais” – Os processos não devem ser desencadeados de forma rápida. A abordagem é gradual, de acordo com o ritmo do cliente.
- Orientação para as soluções e recursos – Trabalhar no fortalecimento da saúde e sempre distanciado do problema. Focar no saudável (mental, emocional e físico).
- Cooperação através do diálogo – Levar sempre em conta o princípio da ressonância entre praticante e cliente, para que a tarefa seja harmoniosa para ambos. Sabendo das necessidades do cliente, o praticante deve estar atento às metas definidas preliminarmente para as sessões.
Como o método vem sendo considerado de grande capacidade terapêutica alternativa, teve rápida aceitação na Alemanha e em outros países europeus.
Hoje, o método Peter Hess já se espalha ao redor do mundo.
As pessoas podem ter sua formação através do PHA/PHI e seus representantes. (Método Peter Hess ® de Massagem de Som | Academia Peter Hess Brasil | PeterHess Academy Alemanha)
A academia também se dedica a uma grande produção de trabalhos científicos transmitindo regularmente novos conhecimentos em seus seminários e publicações. Infelizmente, a maioria desses trabalhos estão publicados em alemão, dificultando o nosso acesso. Mas, temos alguns deles, publicados pela Organização Européia da Associação da Terapia de Som, traduzidos por Ingrid Ortelbach em seu livro “Massagem de Som segundo Peter Hess, um caminho para fortalecer a saúde”.
Podemos ver através desses artigos, que as taças Peter Hess têm sido usadas com êxito e estudadas em diferentes áreas da saúde e educação tais como: medição de stress e frequência cardíaca, hipertensão, efeitos do som em células endoteliais, cuidados em unidades de tratamentos intensivos que abrangem as especialidades de oncologia, hematologia e quimioterapia, efeitos neuronais e desempenho na aprendizagem e memória, prisões e outros.