Por: Sylvia Sóglia
Para relaxarmos necessitamos um momento de pausa e isso pode ser feito em qualquer momento do dia, você precisará apenas de poucos minutos. Será muito útil em momentos que você esteja sentindo-se estressado, cansado e sem energia.
O exercício sugerido trará mais calma à sua mente e harmonia à sua natureza interior. Cada célula do seu corpo será relembrada que você é potencialmente saúde e bem estar.
Estar sob tensão e não relaxar, não é a nossa natureza.
Sentado ou deitado em uma postura confortável escolhida, comece a inspirar e expirar tranquilamente somente pelas narinas. Sem pressa, sem esforço, apenas deixando o ar fluir suavemente pelas narinas.
Repita esta respiração pelo menos 5 vezes, acompanhando o fluxo do ar que entra e sai. Sinta a temperatura do ar que entra e do ar que sai quando toca as bordas externas de suas narinas.
Agora, enquanto continua a respirar lentamente pelas narinas, traga a sua atenção para o centro do seu peito, na altura do osso esterno.
Sua respiração deve acontecer tranquilamente nessa região do peito. Repita pelo menos 5 vezes.
Você terá a sensação de que o seu peito se abre cada vez mais, a cada respiração. Ao inspirar, suas costelas se abrem, e suas escápulas se aproximam. E enquanto você expira, as costelas se fecham e as escápulas se abrem.
Você sentirá a expansão do seu tórax, e seus pulmões ficarão cheios de ar.
À medida que as respirações se repetem, comece a visualizar uma luz verde no centro do seu peito. Conforme você vai inspirando e expirando, esta luz verde vai se expandindo por todo o tórax, preenchendo seus pulmões e coração.
Agora permaneça com a atenção focada na luz verde que se expande e se contrai, no ritmo da sua respiração.
Isso lhe trará uma sensação reconfortante e de centramento.
Este exercício deve ser feito de 5 a 10 minutos, ou por quanto tempo desejar. Procure fazê-lo várias vezes ao dia.
Essa prática irá ajudar no desapego mental, dando um descanso à mente.
Também lhe trará a oportunidade de conexão com a sua natureza interior, que é paz, amor e alegria.
Ao final da prática, você irá se sentir com mais leveza, clareza mental e tranqüilidade.
Seu corpo e sua mente agradecerão por você lembrá-los que sua natureza é saúde e bem estar!
Namastê!